A importância da comunicaçao baseada no filme O Terminal de Steven Spielberg.


Comunicar para Unificar

Ao nascermos somos educados de acordo com o meio em que estamos. Costumes, culturas comidas, clima e principalmente, o código de linguagem que neste caso é a Língua Portuguesa.
Durante nosso desenvolvimento é necessário interagir com outras pessoas, e se não usarmos o mesmo código, poderá existir falhas na comunicação. Isto ocorre no filme “O Terminal” com Viktor Navorski (Tom Hanks), personagem está visitando Nova York e desconhece o código local.
Coincidentemente quando Viktor chega ao aeroporto seu país inicia uma guerra, e por consequência disto seu passaporte é negado.
Mas como Viktor poderá entender esta situação se “ele não sabe comunicar-se com os americanos?” Podemos perceber isto na cena em que Dixon (Stanley Tucci), chefe do aeroporto o conduz até o gabinete e tenta explicá-lo sobre seu país, mas Viktor, com suas respostas prontas, apenas responde: - “Sim, Sim”. E mesmo quando Dixon tenta explicá-lo com a linguagem não-verbal, encenando o ataque a um saco de batatas com uma maçã, ele não compreende.
Através da televisão, que é um canal de comunicação mundial, retratando imagens da guerra que está ocorrendo em seu país, Narvoski entende o motivo do seu visto estar negado. Muito abalado ele continua lutando para sair do aeroporto todos os dias, sem obter êxito. Fazendo-se morador e conhecido por todos que trabalham no aeroporto.
Diariamente ele vai até o guichê apresentar seu visto na esperança de ser liberado, mas a única informação que recebe, é um carimbo vermelho, ou seja, seu visto permanece negado.
E assim, através da familiaridade com os símbolos, signos e até mesmo com o código daquele determinado grupo social, Viktor foi comunicando-se, apaixonando-se, interagindo com os trabalhadores do aeroporto, que acompanhando a sua luta para sobreviver, tornaram-se seus amigos.
Após alguns meses ele tem seu visto liberado, mas agora além de cidadão da Krakoshia, dominador do idioma da Krakoshia – apesar das deficiências, Viktor sabe comunicar-se com outro povo, pessoas que falam outro código. Tornou-se um emissor de mensagens mais amplo, com seu conhecimento mais enriquecido.
Observa-se através deste filme a grande importância da comunicação na vida dos seres humanos.
A comunicação – seja ela clara, ou até mesmo dificultosa, por um código ou outro, através de qualquer canal – move o mundo. A comunicação une nações. Une ideias. Une culturas. Une corações.

quarta-feira, 14 de abril de 2010 às 06:52:00 , 4 Comments